domingo, 23 de dezembro de 2012

ADIDAS





E a boa e velha ADIDAS voltou ao Fla.

O retorno tem muito significado, principalmente aos mais "antigos" que pegaram a era de ouro do Fla na década de 80. Minha primeira lembrança de futebol é da final do brasileirão em 92 - Flamengo x Botafogo, e eu então com 9 anos, gritando Mengo, Mengo, Mengo, encantado com a Nação na arquibancada, com o Maestro Júnior conduzindo a equipe, que tinha Totô, Uidemar - grande Uidemar -, Gaúcho, Rogério, Gilmar, entre outros grandes hérois da Nação, enfim, o fim de uma era excepcional comanda pelo vovô garoto. Depois disto, o Mengo desandou, pessimamente administrado, vivendo de alguns cariocas, e alguns ídolos solitários, mas que de fato nada ganharam com o manto.

De lá pra cá, me corrigem se estiver errado, vieram:

·         Nove títulos cariocas, com duas conquistas de Tri (99/00/01) gol do Pet espetacular, sensacional, histórico, talvez o meu momento mais enlouquecido como torcedor, eterno deboche com os Vices, mas gente, era só um carioca.

·         O Tri em cima do Botafogo em 07/08/09 bem menos emocionante;

·         Os cariocas de 96/04/11;

·         Uma Mercosul em 99, uma bela conquista;

·         Copa do Brasil em 06;

·         Brasileirão em 09.

O que me faz concluir que, em 20 anos, ganhamos um grande título, dois medianos, e 09 que devem ser comemorados, mas na sua devida importância, que não é lá grandes coisas. Enfim, além dos títulos tivemos Romário odiado por alguns e amados por outro, para mim um dos grandes jogadores com o manto, a questão do profissionalismo do baixinho é outra história que abordaremos depois, pois, à época o clube era uma bagunça. Enfim, além do baixinho, tivemos o Sávio, o "super Fla" que de super não tinha nada, o Gamarra, Alex, Denilson e cia que apesar do pouco tempo foi um desastre. De ídolos, considero que tivemos Júlio César, pra mim o maior goleiro da História do Fla, pelo profissionalismo, pela bola, pela identificação, pelo fato de ter impedido que caíssemos pelo menos duas vezes, por se indignar com a bagunça da época, além, é claro, do Pet, Adriano, Angelim, os heróis do Hexa e do eterno capitão Fábio Luciano.

Foram 20 anos vivendo de migalhas para um Gigante com um potencial de ser "o time" da América do Sul, o dono do continente e um dos gigantes mundiais, quantas vezes fantasiamos isto? Eu? Diariamente! O retorno da ADIDAS combinada com a vitória da chapa azul, hoje, reconhecidamente a chapa vermelha e preta, me fazem acreditar, desta vez vai!

Meus amigos ainda "zoam", "iludidos, sonhadores" mas, sinceramente, se acreditar que alguém sonhe como eu, como milhões, de que o Fla é diferente, é maior que outros, naturalmente significa ser sonhador ou iludido, então amigo, EU SOU.

Eu acredito neste Flamengo, no Flamengo que expurgará de vez seu amadorismo e entrará numa nova era, voltará a ser Flamengo, voltaremos a ser favoritos em tudo, até em pipa e bolinha de gude. Robinho, Kaká, Datolo, Elias, não sei se estão negociando, se virão. O que sei, é que o importante é que o espirito do gigante acorde de uma vez por todas. Ganhar brasileiro, libertadores tem de ser rotina. Não venceremos sempre, mas sempre estaremos lá, seremos temidos, admirados, ovacionados. O mais importante é a torcida renascer, assumir sua responsabilidade, virar sócio, Off Rio como eu serei a partir de 2013.
 
Amigos, façamos o seguinte, nós definiremos os rumos do Fla. Assim, ajudaremos, pois, reclamar, não vestir a camisa, só faz esgotar a cota da paciência, não ajuda o Flamengo. A NAÇÃO precisa se unir, renascer.  Volta Flamengo, bem-vinda ADIDAS, Vamos juntos NAÇÃO! Adorei a frase do BAP -VP de Marketing da chapa vermelha e preta, "vamos mirar a lua, se errarmos, acertaremos as estrelas"

SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário