E
a boa e velha ADIDAS voltou ao Fla.
O
retorno tem muito significado, principalmente aos mais "antigos" que
pegaram a era de ouro do Fla na década de 80. Minha primeira lembrança de
futebol é da final do brasileirão em 92 - Flamengo x Botafogo, e eu então com 9
anos, gritando Mengo, Mengo, Mengo, encantado com a Nação na arquibancada, com
o Maestro Júnior conduzindo a equipe, que tinha Totô, Uidemar - grande Uidemar
-, Gaúcho, Rogério, Gilmar, entre outros grandes hérois da Nação, enfim, o fim
de uma era excepcional comanda pelo vovô garoto. Depois disto, o Mengo
desandou, pessimamente administrado, vivendo de alguns cariocas, e alguns
ídolos solitários, mas que de fato nada ganharam com o manto.
De
lá pra cá, me corrigem se estiver errado, vieram:
·
Nove
títulos cariocas, com duas conquistas de Tri (99/00/01) gol do Pet espetacular,
sensacional, histórico, talvez o meu momento mais enlouquecido como torcedor,
eterno deboche com os Vices, mas gente, era só um carioca.
·
O
Tri em cima do Botafogo em 07/08/09 bem menos emocionante;
·
Os
cariocas de 96/04/11;
·
Uma
Mercosul em 99, uma bela conquista;
·
Copa
do Brasil em 06;
·
Brasileirão
em 09.
O
que me faz concluir que, em 20 anos, ganhamos um grande título, dois medianos,
e 09 que devem ser comemorados, mas na sua devida importância, que não é lá
grandes coisas. Enfim, além dos títulos tivemos Romário odiado por alguns e
amados por outro, para mim um dos grandes jogadores com o manto, a questão do
profissionalismo do baixinho é outra história que abordaremos depois, pois, à
época o clube era uma bagunça. Enfim, além do baixinho, tivemos o Sávio, o
"super Fla" que de super não tinha nada, o Gamarra, Alex, Denilson e
cia que apesar do pouco tempo foi um desastre. De ídolos, considero que tivemos
Júlio César, pra mim o maior goleiro da História do Fla, pelo profissionalismo,
pela bola, pela identificação, pelo fato de ter impedido que caíssemos pelo
menos duas vezes, por se indignar com a bagunça da época, além, é claro, do
Pet, Adriano, Angelim, os heróis do Hexa e do eterno capitão Fábio Luciano.
Foram
20 anos vivendo de migalhas para um Gigante com um potencial de ser "o
time" da América do Sul, o dono do continente e um dos gigantes mundiais,
quantas vezes fantasiamos isto? Eu? Diariamente! O retorno da ADIDAS combinada
com a vitória da chapa azul, hoje, reconhecidamente a chapa vermelha e preta,
me fazem acreditar, desta vez vai!
Meus
amigos ainda "zoam", "iludidos, sonhadores" mas, sinceramente, se
acreditar que alguém sonhe como eu, como milhões, de que o Fla é diferente, é
maior que outros, naturalmente significa ser sonhador ou iludido, então amigo,
EU SOU.
Eu
acredito neste Flamengo, no Flamengo que expurgará de vez seu amadorismo e
entrará numa nova era, voltará a ser Flamengo, voltaremos a ser favoritos em
tudo, até em pipa e bolinha de gude. Robinho, Kaká, Datolo, Elias, não sei se
estão negociando, se virão. O que sei, é que o importante é que o espirito do
gigante acorde de uma vez por todas. Ganhar brasileiro, libertadores tem de ser
rotina. Não venceremos sempre, mas sempre estaremos lá, seremos temidos,
admirados, ovacionados. O mais importante é a torcida renascer, assumir sua
responsabilidade, virar sócio, Off Rio como eu serei a partir de 2013.
Amigos, façamos
o seguinte, nós definiremos os rumos do Fla. Assim, ajudaremos, pois,
reclamar, não vestir a camisa, só faz esgotar a cota da paciência, não ajuda o
Flamengo. A NAÇÃO precisa se unir, renascer.
Volta Flamengo, bem-vinda ADIDAS, Vamos juntos NAÇÃO! Adorei a frase do
BAP -VP de Marketing da chapa vermelha e preta, "vamos mirar a lua, se
errarmos, acertaremos as estrelas"
SAUDAÇÕES
RUBRO NEGRAS!
